Em 40 anos, Amazônia perde uma área maior que a da Espanha

Desde 1985, desapareceram na Amazônia brasileira áreas naturais maiores que a Espanha. Uma nova análise mostra que, em todo o país, o Brasil também registra perdas massivas de cobertura natural.

    Na Amazônia brasileira, cerca de 52 milhões de hectares de áreas naturais desapareceram desde 1985, uma extensão maior que a da Espanha. Em todo o país, a perda nas últimas quatro décadas somam 111,7 milhões de hectares, mais de três vezes a área da Alemanha, segundo um relatório da iniciativa “MapBiomas”. A rede é formada por universidades, organizações não governamentais e empresas de tecnologia e analisa, entre outros dados, imagens de satélite.
    Até 1985, o Brasil havia convertido, em quase cinco séculos, 60% da área que hoje é utilizada para agricultura, mineração, cidades e infraestrutura. “Os 40% restantes dessa conversão ocorreram em apenas quatro décadas, de 1985 a 2024”, disse Tasso Azevedo, coordenador do “MapBiomas”.
    O período de maior desmatamento ocorreu entre 1995 e 2004. Porém, na última década, essa tendência “voltou a se acelerar devido à degradação, aos impactos do clima e à expansão agrícola”, afirmou Julia Shimbo, coordenadora científica do “MapBiomas”. No total, a proporção de áreas naturais no Brasil caiu de 80% em 1985 para 65% em 2024, segundo o relatório.

    No Pantanal, a maior planície alagada do mundo, os ciclos de inundação diminuíram a cada década, culminando em 2024, o ano mais seco dos últimos 40 anos. No ano passado, a área coberta por água foi 73% menor que a média registrada entre 1985 e 2024. A redução da umidade também favoreceu incêndios florestais devastadores.
    No Cerrado, a savana úmida do sudeste do Brasil, cerca de 40 milhões de hectares de vegetação nativa foram desmatados ao longo de quatro décadas, o que representa uma redução de 28%.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu para o Brasil alcançar o “desmatamento zero” até 2030. Na próxima Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada em novembro em Belém, na região amazônica, serão discutidos temas como proteção do clima e combate ao desmatamento.


Fonte, Frankfurter Allgemeinehttps://www.faz.net/aktuell/politik/ausland/amazonas-verliert-in-40-jahren-flaeche-groesser-als-spanien-110636313.html

Comentários