Brasil restringe acesso para viajantes em trânsito
Brasil restringe o acesso para cidadãos de alguns países asiáticos.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a medida afeta pessoas que viajam com destino ao Brasil com a intenção de, a partir daí, migrar para os Estados Unidos ou Canadá.
Viajantes estrangeiros sem visto para o Brasil, deverão, a partir desta segunda-feira, seguir diretamente para seu destino final ou retornar ao país de origem. Segundo autoridades, o motivo por trás da medida é o aumento no número de viajantes estrangeiros que utilizam o Brasil como um suposto ponto de passagem para solicitar asilo durante sua estadia.
“Quando são detidos na fronteira dos EUA, eles são enviados de volta ao Brasil e não ao país de origem”, explicou uma pessoa ligada à polícia e familiarizada com o assunto. Com isso, os imigrantes teriam a possibilidade de tentar novamente entrar nos Estados Unidos ou no Canadá.
Segundo documentos da Polícia Federal brasileira, aos quais a agência de notícias AP teve acesso, esses imigrantes costumam comprar passagens aéreas com escala no aeroporto internacional de São Paulo, mas permanecem no Brasil para, a partir do país sul-americano, seguir viagem rumo ao norte.
Segundo relatos, mais de 8.300 pedidos de asilo foram feitos no aeroporto internacional do Brasil entre o início de 2023 e o final de junho deste ano. Desses, apenas 117 permaneceram ativos no sistema migratório brasileiro.
"Isso significa que 99,59% das pessoas que buscaram refúgio no aeroporto – 8.210 pessoas – ou deixaram o país ou permaneceram ilegalmente no território nacional", diz um relatório do ministério. A maioria dos requerentes era originária da Índia, do Vietnã e do Nepal.
Com as novas regras, o governo brasileiro espera conter o uso indevido do sistema de asilo e, ao mesmo tempo, garantir a segurança para os verdadeiros solicitantes de proteção.
Comentários
Postar um comentário