Indonésia se torna membro pleno dos BRICS

O grupo de países BRICS é considerado um contraponto à aliança do G7. Com a adesão da Indonésia, espera-se aprofundar a "cooperação no Sul Global".

    A Indonésia junta-se como membro pleno ao grupo de países BRICS, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A informação foi divulgada pelo governo brasileiro, que atualmente preside o grupo. Segundo o comunicado, a Indonésia contribuirá de forma "positiva para o aprofundamento da cooperação no Sul Global".
    A sigla BRICS representa as iniciais dos cinco primeiros membros do grupo. No início de 2024, Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos também se juntaram ao grupo. Outros países também estão buscando adesão. O grupo BRICS é frequentemente considerado um contraponto à aliança do G7, composta pelas principais potências econômicas ocidentais. Juntos, os cinco países originais do BRICS abrigam 40% da população mundial e são responsáveis por mais de 30% do PIB global.

    A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo. O arquipélago do Sudeste Asiático já havia recebido, segundo o Brasil, a aprovação dos outros membros durante a cúpula do BRICS em Joanesburgo, em 2023. No entanto, o governo em Jacarta aguardou as eleições presidenciais do ano passado e a formação de um novo governo antes de formalizar sua adesão.
    A cúpula do BRICS, realizada em outubro passado, ganhou destaque por ter ocorrido na Rússia. Dois anos e meio após o início de sua guerra contra a Ucrânia, o presidente russo, Vladimir Putin, pôde se apresentar como anfitrião de uma aliança mais forte e cada vez mais autoconfiante. Entre outros pontos, ele defendeu uma cooperação ampliada no setor financeiro. Putin já havia criticado várias vezes a dominância do dólar americano e anunciado planos para criar, dentro do BRICS, um sistema independente de pagamentos e compensações.

    O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ameaçou recentemente os países do BRICS com "tarifas de 100%", caso eles abandonem o dólar americano como moeda internacional de pagamento. Trump será empossado para um segundo mandato no dia 20 de janeiro.



Fonte: Zeit Online
https://www.zeit.de/politik/ausland/2025-01/brics-indonesien-vollmitglied

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais de uma tonelada de cocaína escondida em carne

Por conta de impostos e contribuições para a previdência social, para cada euro ganho, os trabalhadores alemães ficam com apenas 47 centavos.

Jair Bolsonaro teria supostamente, de forma privada, vendido presentes oficiais do Estado