Ex-chanceler, Angela Merkel, se posiciona contra Merz, candidato de seu partido a chancelaria
No debate sobre a votação conjunta entre a União e a AfD, a ex-chanceler Angela Merkel se manifesta com uma crítica contundente a Friedrich Merz, classificando sua conduta como "errada". SPD e Verdes agradecem à ex-líder da CDU.
Angela Merkel considera os acontecimentos de quarta-feira no Bundestag "errados". Em um comunicado publicado por ela, a ex-líder da CDU critica duramente Friedrich Merz, chefe da bancada da União.
Merz havia garantido ainda em novembro que não buscaria formar maiorias no Parlamento que dependessem exclusivamente da AfD. "Essa proposta e a postura associada a ela foram uma demonstração de grande responsabilidade política, que apoio plenamente", declarou Merkel. Em seguida, ela critica diretamente Friedrich Merz: "Considero errado não se sentir mais vinculado a essa proposta e, assim, permitir deliberadamente, em 29 de janeiro de 2025, pela primeira vez, uma maioria no Bundestag com os votos da AfD."
Segundo Merkel, é essencial que os "partidos democráticos" façam tudo ao seu alcance para impedir atentados como os de Magdeburgo ou Aschaffenburg, e isso deve ser feito "juntos, superando fronteiras partidárias, não como manobra tática, mas com honestidade, moderação no tom e com base no direito europeu vigente", afirmou a ex-chanceler.
A líder do SPD, Saskia Esken, demonstrou satisfação com as declarações da ex-chanceler: "Ouvimos as declarações da ex-chanceler. Ela aparentemente teve a impressão de que precisava lembrar o senhor Merz de sua responsabilidade política. Sou muito grata a ela por isso."
"Merkel deveria simplesmente ter ficado calada!"
A chanceler que lidou com a crise dos refugiados em 2015, se manifestou explicitamente contra a tática de Merz de permitir que propostas da União para a interrupção do asilo só conseguissem maioria com os votos da AfD. Ela considera errado permitir uma maioria no Bundestag com os votos da AfD.
Eckhardt Rehberg (70, CDU), um de seus mais próximos aliados e ex-presidente da CDU em Meck-Pomm, disse ao BILD: "Ela, como ex-chanceler, simplesmente deveria ter ficado calada. Não se faz isso, como "ex", a gente deve se manter em segundo plano"
Fontes: N-RV, Bild
https://www.n-tv.de/politik/Falsch-Ex-Kanzlerin-Angela-Merkel-stellt-sich-gegen-CDU-Chef-Friedrich-Merz-article25526468.html
https://www.bild.de/politik/inland/nach-attacke-auf-merz-merkel-haette-einfach-schweigen-sollen-679b8ae6ca2f4b62e94a7367
Comentários
Postar um comentário