Primeiro-ministro da Índia, Modi, se reúne com Putin
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, visita o líder do Kremlin pela primeira vez desde o início da guerra de agressão russa contra a Ucrânia. Em seguida, ele viaja para a Áustria.
Um dos tópicos de discussão é a invasão da Ucrânia pela Rússia. "Nós nos esforçamos para desempenhar um papel de apoio para uma região pacífica e estável", disse Modi. Ele falou que estava ansioso para discutir todos os aspectos da cooperação bilateral com seu "amigo" Putin.
O retorno de indianos na guerra contra a Ucrânia também deverá ser discutido, disse antecipadamente um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em Nova Délhi. Eles foram convencidos a trabalhar para o exército russo sob falsos pretextos. Estima-se que cerca de 30 a 45 cidadãos indianos estejam envolvidos.
A mídia de Moscou já havia informado nos últimos dias que a viagem de Modi era um sinal especial de apreço pelas relações da Índia com a Rússia após sua reeleição. A Rússia, uma grande potência de matérias-primas, é um importante fornecedor de energia para a Índia. A receita da venda do petróleo russo, que a Índia recebe com desconto devido ao embargo ocidental contra Moscou, também permite que Putin continue financiando sua guerra contra a Ucrânia.
A Índia é neutra nesta. O país mantém boas relações com o Ocidente e com a Rússia, onde Modi esteve pela última vez em 2019. No outono, a Rússia também sediará a cúpula dos estados do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros estados-membros) na cidade de Kazan, para a qual Modi também está convidado.
Modi viajará para a Áustria após sua visita à Rússia. É a primeira vez em mais de 40 anos que um primeiro-ministro indiano visita o país. Modi será recebido pelo Presidente Alexander van der Bellen e pelo Chanceler Karl Nehammer. Segundo informações, tnato em Moscou como em Viena, Modi se reunirá com representantes da comunidade indiana, como já fez em outras visitas ao exterior.
Comentários
Postar um comentário