Presidente argentino, Javier Milei, chama seu colega, Lula, de "dinossauro idiota"
A guerra de palavras está entrando em uma nova rodada: Javier Milei classificou o presidente brasileiro como "um comunista corrupto usando linguagem chula". Lula exige um pedido de desculpas.
"Em vez de admitir seus erros, o completo idiota me critica por expor sua estupidez." O presidente argentino Javier Milei insultou seu colega brasileiro com palavras grosseiras. Em uma postagem no X, ele rotulou Luiz Inácio Lula da Silva como um "dinossauro idiota".
A guerra de palavras está ocorrendo no período que antecede uma viagem planejada ao Brasil. No entanto, Milei não quer se encontrar com o chefe de governo brasileiro, mas com seu rival político: Jair Bolsonaro. Lula exigiu um pedido de desculpas de Milei por suas críticas públicas.
Na semana passada, o presidente brasileiro anunciou que seu colega argentino devia a ele e aos brasileiros um pedido de desculpas por ter dito "muitas coisas estúpidas" sobre o Brasil. Em uma entrevista à agência de notícias UOL, Lula disse que ainda não havia se encontrado pessoalmente com Milei porque queria um pedido de desculpas antes.
"Eu só quero que ele peça desculpas", disse Lula. "A Argentina é um país que eu gosto muito. É um país muito importante para o Brasil e o Brasil é muito importante para a Argentina."
Milei indicou durante sua campanha que se recusaria a fazer negócios com o Brasil, o principal parceiro comercial da Argentina e a maior economia da América Latina. Questionado sobre os comentários de Lula, o porta-voz de Milei, Manuel Adorni, disse em uma coletiva de imprensa que o governo argentino respeita o chefe de estado brasileiro. Entretanto, Milei não fez nada de que se arrependesse, "pelo menos por enquanto".
O presidente argentino viajará ao Brasil neste fim de semana pela primeira vez desde que assumiu o cargo, como Adorni anunciou na segunda-feira. Lá, no entanto, ele quer se encontrar com o ex-chefe de Estado, Bolsonaro.
Milei atacou Lula várias vezes durante a campanha presidencial bem-sucedida do ano passado e o rotulou de "comunista furioso" e "corrupto", acusações que ele agora repetiu em seu cargo.
"Se tivéssemos feito as coisas do jeito que esse grande dinossauro idiota disse", seu partido teria perdido a campanha eleitoral, escreveu Milei no X. "Não demos ouvidos a ele e vencemos", disse Milei, que classificou Lula como "parte do fracasso da Argentina".
Fonte: Der Spiegel
https://www.spiegel.de/ausland/argentinien-praesident-javier-milei-provoziert-mit-beleidigenden-aeusserungen-ueber-brasilianischen-praesidenten-lula-a-2f4cdb09-c0c1-4307-9762-5447f5d758fe
Comentários
Postar um comentário