No Brasil, a Meta não tem permissão para usar dados de usuários para treinamento de IA
Na Europa, o grupo Meta do Facebook suspendeu o lançamento de seu assistente de IA. O motivo para isso são as críticas dos protecionistas de dados. Também há preocupações no Brasil, onde a autoridade responsável está preocupada com os direitos fundamentais.
A autoridade brasileira de proteção de dados determinou na terça-feira, 2 de julho de 2024, que a empresa controladora do Facebook não tem permissão para usar dados do país para treinar sua inteligência artificial.
Uma política de privacidade atualizada da Meta deve permitir que a empresa alimente seus sistemas de IA com publicações públicas de usuários no Facebook, Instagram e Threads.
O Brasil acredita que essa prática põe em risco os direitos fundamentais. A autoridade anunciou no Diário Oficial do Brasil que a decisão se baseou no "risco iminente de comprometimento grave e irreparável ou de difícil reparação dos direitos fundamentais das pessoas em questão".
O Brasil é um dos maiores mercados da empresa. Somente o Facebook tem cerca de 102 milhões de usuários ativos no país, disse a agência em um comunicado. De acordo com o censo de 2022, o Brasil tem uma população de 203 milhões de pessoas.
Um porta-voz da Meta disse em um comunicado que a empresa estava "desapontada" e insistiu que o método "está em conformidade com as leis e regulamentos de proteção de dados no Brasil". "Isso é um retrocesso para a inovação e a concorrência no desenvolvimento da IA e atrasa ainda mais a oferta dos benefícios da IA para o povo brasileiro", acrescentou o porta-voz.
A Meta deve demonstrar conformidade em até cinco dias úteis após o anúncio da decisão, e a autoridade estabeleceu uma multa diária de R$ 50.000,00 (US$ 8.820,00) caso isso não seja feito.
Também na Europa não há treinamento em IA
A empresa também encontrou resistência por parte de ativistas e protecionistas de dados na Europa e, por enquanto, suspendeu o lançamento de seu novo software de IA. O treinamento para a inteligência artificial da Meta estava originalmente programado para começar na semana passada.
Com o software de IA Meta AI, a empresa está competindo com outros programas, como o conhecido chatbot ChatGPT. O Meta AI será capaz de criar textos e imagens e responder a perguntas. O Grupo Facebook enfatizou repetidamente nos últimos meses que a inteligência artificial mudará significativamente as plataformas. Ao mesmo tempo, a Meta enfatizou que pretende continuar trazendo funções de IA para a Europa.
Fonte: Der Spiegel
https://www.spiegel.de/netzwelt/netzpolitik/brasilien-meta-darf-keine-nutzerdaten-fuer-ki-training-verwenden-a-d90ad4da-02ed-41a7-a558-dc9266511046
Comentários
Postar um comentário