Brasil registra o maior número de incêndios florestais em 20 anos
As autoridades brasileiras já registraram quase 13.500 incêndios florestais na Amazônia este ano. Isso representa 61% a mais do que no mesmo período do ano passado. De acordo com especialistas, o Pantanal, por exemplo, está passando pelo maior "período de seca dos últimos 70 anos".
Nos primeiros seis meses de 2024, foram detectados mais incêndios florestais na região amazônica brasileira do que em qualquer outro momento nos últimos 20 anos. De acordo com dados de satélite publicados, as autoridades brasileiras detectaram 13.489 incêndios florestais na Amazônia até o final de junho. 61% a mais do que no mesmo período do ano passado.
De acordo com a pesquisa, somente em 2003 e 2004 houve um número maior de incêndios florestais. Segundo especialistas, o aumento acentuado de incêndios florestais na região amazônica é consequência da seca.
A floresta amazônica se estende por nove países, a mas sua maior parte está no Brasil. Ela é uma das poucas grandes florestas primitivas remanescentes no mundo e abriga mais espécies de plantas e animais do que qualquer outro lugar na Terra. Com seus bilhões de árvores, ela também é um reservatório de CO₂ particularmente importante para o clima global.
O Pantanal, uma das maiores áreas úmidas do mundo, está experimentando o maior número de incêndios florestais no primeiro semestre do ano desde que os registros começaram. Nos primeiros seis meses, foram registrados 3.538 focos de incêndio. Em 2020, considerado o ano com a pior temporada de incêndios no bioma, foram 2.534 focos no mesmo período, conforme dados do Instituto Espacial Brasileiro (Inpe).
Trata-se de um número recorde desde que os registros começaram a ser feitos, em 1999. 2639 incêndios ocorreram apenas em junho, enquanto a média para esse período é de 154.
A zona úmida, que se estende do Brasil até os países vizinhos Bolívia e Paraguai, consiste em um intrincado sistema de rios e lagos e é um paraíso natural e turístico único. É incomum que haja tantos incêndios florestais na região em junho, pois a temporada de incêndios florestais tradicionalmente só começa entre o final de julho e o início de agosto, a época mais seca do inverno.
No entanto, de acordo com especialistas, esse período foi antecipado devido à seca prolongada nesse bioma. O cenário pode ser ainda mais devastador do que o de 2020.
"O Pantanal está enfrentando a pior seca dos últimos 70 anos, agravada pelas mudanças climáticas e por um dos El Niños mais fortes da história", anunciou o Ministério do Meio Ambiente no domingo. De acordo com a autoridade ambiental Ibama, algumas áreas do Pantanal podem sofrer danos irreversíveis.
Fonte: Die Welt
https://www.welt.de/vermischtes/article252298996/Brasilien-registriert-hoechste-Zahl-an-Waldbraenden-seit-20-Jahren.html?icid=search.product.onsitesearch
Comentários
Postar um comentário