Julian Assange está livre
Livre! O retorno the Julian Assange ao seu país de origem.
Segundo o Berliner Zeitung o fundador do Wikileaks aterrissou em sua terra natal, a Austrália. ainda não se sabe quando Assange voltará a aparecer em público". Stella Assange, sua esposa, pediu privacidade ao público em uma coletiva de imprensa. Assange aterrissou na Austrália como um homem livre na tarde de quarta-feira (26 de junho). Após anos de um drama jurídico, um juiz norte-americano absolveu o fundador do Wikileaks na ilha de Saipan, no território norte-americano das Ilhas Marianas do Norte.
Conforme combinado, o homem de 52 anos se declarou culpado de conspiração para obter e divulgar informações. Ele pôde então deixar o tribunal "como um homem livre", de acordo com a juíza Ramona V. Manglona. Assange foi condenado a cinco anos e dois meses de prisão, que ele já cumpriu no Reino Unido. A juíza disse que esperava que o acordo lhe trouxesse alguma "paz" após sua prisão. Assange não fez comentários aos repórteres ao deixar o tribunal. O australiano embarcou em um avião particular para a capital australiana após a audiência.
De acordo com o Süddeutsche Zeitung, o governo australiano fez campanha contínua pela libertação de Assange e levantou a questão com os Estados Unidos em várias ocasiões. O primeiro-ministro da Austrália, Albanese, disse em uma entrevista coletiva na quarta-feira que eles trabalharam longa, deliberada e pacientemente para chegar ao resultado de hoje. "Isso não é algo que aconteceu nas últimas 24 horas", disse Albanese. Anteriormente, o vice-primeiro-ministro da Austrália, Richard Marles, também havia dito à emissora de televisão australiana ABC que o governo era a favor da libertação de Assange.
A libertação de Assange provocou reações de alegria de políticos e organizações de direitos civis de todo o mundo. O pai de Assange disse à emissora australiana ABC, antes de aterrissar, que seu filho agora poderá passar um tempo precioso com a esposa e os dois filhos, fazer caminhadas na praia "e sentir a areia entre os dedos dos pés".
O Der Spiegel coloca como título de sua reportagem a seguinte frase (com a qual encerro o post):
»Die Wahrheit zu sagen, sollte niemals ein Verbrechen sein«
»Dizer a verdade nunca deveria ser crime«
Fontes:
https://www.berliner-zeitung.de/news/julian-assange-frei-us-gericht-bestaetigt-justiz-deal--li.2228691
https://www.sueddeutsche.de/politik/julian-assange-frei-wikileaks-deal-justiz-usa-grossbritannien-marianen-bangkok-australien-lux.SPYPrrq4b4DFzqTTjtrbwX
https://www.spiegel.de/ausland/julian-assange-frei-die-wahrheit-zu-sagen-sollte-niemals-ein-verbrechen-sein-a-5f8f9a09-3570-4312-9c60-83aefd5e0c95
Comentários
Postar um comentário