Putin no Brasil. Apesar de mandado de prisão, o presidente russo deverá participar da cúpula do G20

Caso coloque os pés em território brasileiro, Putin teria que ser preso, mas o governo Lula quer contornar o tribunal criminal.

    Em meados de novembro, os chefes de estado dos 20 países mais importantes do mundo se reunirão para a cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Conforme planejado e programado, o presidente russo Vladimir Putin também é esperado. No entanto, de acordo com o Tribunal Penal Internacional, Putin teria de ser preso se entrasse em território brasileiro.

    Isso se deve ao fato de o Brasil, assim como outros 122 países, ter assinado o chamado Estatuto de Roma. De acordo com o Tribunal de Haia, o país é. teoricamente, obrigado a prender pessoas que são procuradas sob um mandado de prisão internacional. Esse seria o caso de Putin. Por deportação de crianças ucranianas, o tribunal emitiu um mandado de prisão contra o presidente russo em março de 2023. No entanto, é altamente improvável que Putin seja preso no aeroporto do Rio.

Como o Brasil está tentando contornar o Tribunal Penal?

    O presidente social-democrata Lula da Silva está agora tentando encontrar maneiras de conceder imunidade a Putin e a outros membros da delegação russa durante sua visita ao Brasil. Isso foi anunciado pelo governo em Brasília em um comunicado. Embora Putin não seja mencionado diretamente na carta enviada à Comissão de Direito Internacional da ONU, em novembro de 2023, o documento é interpretado como se o presidente russo tivesse imunidade, pois a Rússia nunca ratificou o Estatuto de Roma.

    Como membro do Brics, o Brasil quer promover a neutralidade e o equilíbrio no discurso geopolítico. No passado, o chefe de Estado do Brasil se posicionou repetidamente como "neutro" entre a Rússia e a Ucrânia. Ele causou confusão entre os países parceiros ocidentais quando também acusou Kiev de ser parcialmente culpado pela guerra. Lula ainda disse que os membros da OTAN estavam alimentando a violência na Ucrânia com o fornecimento de armas, em vez de trabalhar pela paz.


Fonte: Berliner Zeitung
https://www.berliner-zeitung.de/politik-gesellschaft/geopolitik/putin-soll-trotz-haftbefehl-zum-g20-gipfel-nach-brasilien-kommen-li.2201934

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais de uma tonelada de cocaína escondida em carne

Por conta de impostos e contribuições para a previdência social, para cada euro ganho, os trabalhadores alemães ficam com apenas 47 centavos.

Jair Bolsonaro teria supostamente, de forma privada, vendido presentes oficiais do Estado