Elon Musk critica juiz brasileiro e é alvo de investigação
"Que vergonha!", disse Elon Musk, enfrentando um juiz do supremo tribunal federal, que havia ordenado o fechamento de contas suspeitas do X (Twitter).
Suas provocações contra o juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, tiveram repercussões legais para o bilionário Elon Musk. Uma investigação foi aberta contra o empresário.
Segundo a TV Globo, citando documentos judiciais, há indícios de obstrução da justiça e incitação à prática de crimes. Alexandre de Moraes está conduzindo vários processos no Brasil, inclusive contra as chamadas "milícias digitais", que supostamente espalharam informações falsas e discursos de ódio nas redes sociais, particularmente durante o mandato do presidente Jair Bolsonaro.
No decorrer das investigações, o juiz ordenou o fechamento de várias contas de suspeitos na plataforma X. "Esse juiz traiu descarada e repetidamente a constituição e o povo brasileiro", escreveu Elon Musk no fim de semana. "Ele deveria renunciar ou ser removido do cargo. Que vergonha, Alexandre, que vergonha". Musk ainda ameaçou publicar detalhes da ordem de bloqueio das contas.
Mensagem clara para Musk, e ameaça de multa
Elon Musk se vê como um defensor da liberdade de expressão. No entanto, sua rede também foi usada recentemente no Brasil para mobilizar campanhas antidemocráticas. Por exemplo, um grupo do gabinete presidencial de Bolsonaro teria organizado campanhas de difamação contra adversários políticos e espalhado dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro.
"As redes sociais não são um vácuo legal", escreveu o juiz Moraes em sua ordem de investigação, de acordo com relatos da mídia. Se a X não cumprir a ordem, a empresa será multada no equivalente a mais de 18.000 euros por dia, de acordo com a TV Globo.
Fonte: Der Spiegel
https://www.spiegel.de/ausland/elon-musk-wettert-gegen-brasilianischen-richter-und-handelt-sich-ermittlungsverfahren-ein-a-17875636-1ce7-4a64-b096-25773369654b
Comentários
Postar um comentário