Cada vez mais, viajantes trazem a dengue para a Alemanha

39 casos confirmados da doença tropical já foram registrados em Berlim este ano.

    Esse número é significativamente maior que no período anterior à pandemia do coronavírus, de acordo com o último relatório semanal da Secretaria Estadual de Saúde e Assuntos Sociais (Lageso). Nos anos de 2015 a 2019, o número médio foi 18. De acordo com o relatório, dois pacientes tiveram que ser hospitalizados este ano.
Somente na última semana de março, 13 casos foram registrados, dos quais apenas um foi confirmado até o momento. Outras confirmações ainda estão pendentes. De acordo com Lageso, esse é o maior número já registrado desde que a Lei de Proteção contra Infecções entrou em vigor em 2001.
De acordo com Lageso, as pessoas afetadas, foram infectadas no exterior. Entretanto, com o início da temporada de mosquitos, há também um risco de infecção a médio e longo prazo em Berlim. O mosquito tigre asiático, que já foi detectado na capital, pode transmitir o vírus de pessoas infectadas para outras.

    De acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), durante muitas décadas o vírus da dengue foi encontrado quase que exclusivamente em regiões tropicais e subtropicais, principalmente nas cidades. Nos últimos anos porém, ele tem se espalhado geograficamente.
O Brasil é uma das áreas conhecidas de dengue. Atualmente, o país está enfrentando o que provavelmente é o pior surto de dengue de sua história. Desde o início do ano, 1,9 milhão de prováveis infecções pelo vírus da dengue foram registradas no país, de acordo com o Ministério da Saúde.

    É provável que as fortes chuvas e as altas temperaturas dos últimos meses tenham provocado o aumento acentuado. Sob essas condições, o mosquito da febre amarela (Aedes aegypti), que normalmente transmite o vírus da dengue, pode se desenvolver. A dengue às vezes também é chamada de "doença do osso quebrado" devido à dor que causa.
De acordo com o RKI, quase quatro bilhões de pessoas em todo o mundo vivem em áreas de risco de dengue. Estima-se que cerca de 400 milhões de pessoas sejam infectadas pelo vírus da dengue todos os anos. A maioria das infecções (cerca de 75%) ocorre sem sintomas ou com sintomas leves.


Fonte: Süddeutsche Zeitung
https://www.sueddeutsche.de/gesundheit/gesundheit-berlin-reisende-bringen-verstaerkt-denguefieber-mit-dpa.urn-newsml-dpa-com-20090101-240410-99-620009


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais de uma tonelada de cocaína escondida em carne

Por conta de impostos e contribuições para a previdência social, para cada euro ganho, os trabalhadores alemães ficam com apenas 47 centavos.

Jair Bolsonaro teria supostamente, de forma privada, vendido presentes oficiais do Estado