Espetáculo no Pão de Açúcar: desfiles de carnaval no Sambódromo do Rio

    Ritmos quentes, milhares de pessoas fantasiadas e samba em alto volume: após o início dos desfiles mundialmente famosos no Sambódromo do Rio de Janeiro, as escolas de samba dos grupos de acesso também se apresentaram no segundo dia. A escola "Sereno de Campo Grande" deu o pontapé inicial na noite, homenageando Santa Bárbara e Oya. A primeira é considerada a padroeira dos raios e trovões na fé cristã, enquanto a segunda é a deusa dos raios e das tempestades nas religiões afro-brasileiras.

    Outras sete escolas de samba, que se qualificaram para a classe avançada do desfile, se apresentaram até as primeiras horas da manhã e levaram os espectadores a outro mundo com seus magníficos carros alegóricos. O carnaval também emocionou as multidões em outras metrópoles brasileiras, como Recife, Salvador e São Paulo.

    O prefeito do Rio, Eduardo Paes, deu início oficial à agitação na sexta-feira, entregando as chaves da cidade ao "Rei Momo", a figura simbólica do carnaval. Esse processo foi registrado em um decreto publicado em uma edição especial do Diário Oficial.

Dezenas de milhares de pessoas no local e milhões em frente à televisão

    As doze melhores escolas se apresentarão hoje (domingo dia 11.02) e segunda-feira. A escola vencedora das turmas de promoção dos dois primeiros dias ganha um lugar inicial como escola de ponta para o próximo ano.
Dezenas de milhares de pessoas nas arquibancadas e milhões assistindo pela televisão no Brasil e no mundo costumam acompanhar os desfiles na enorme passarela projetada pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer em 1984. Este ano, a 'Grandstand Street" comemora seu 40º aniversário.

    O Carnaval do Rio é a maior festa do mundo, com as autoridades municipais esperando um total de sete milhões de pessoas na cidade. Estima-se que o carnaval gerará um faturamento econômico de cinco bilhões de reais (cerca de 934 milhões de euros) - com serviços direta ou indiretamente ligados às festividades. Os hotéis estariam 85% ocupados durante o período festivo. Desde o último fim de semana, os cariocas, e os turistas estão entrando no clima do carnaval com músicos e dançarinos nas ruas de várias partes da cidade. 

"Mostrando o melhor que a cidade tem a oferecer"

    Nos próximos dias, dezenas de grupos carnavalescos, conhecidos como blocos, desfilarão pelas ruas dos bairros da cidade para criar uma ótima atmosfera durante o carnaval de rua. Os "blocos" sempre foram uma espécie de carnaval paralelo aos desfiles estritamente regulamentados no Sambódromo, onde um júri atribui notas, como na patinação artística. A prefeitura autorizou 453 desfiles nesta temporada. "O Rio de Janeiro usa o carnaval para mostrar ao mundo o melhor que a cidade tem a oferecer", disse Ronnie Costa, presidente da agência de turismo Riotur, que é responsável pela organização do carnaval.
De acordo com a prefeitura, o carnaval deste ano é o maior investimento em carnaval da história do estado, com 62,5 milhões de reais (cerca de 11,6 milhões de euros). Os artistas do carnaval gastaram um total de 960 horas de preparação ao longo do ano. O planejamento começa com mais de quatro meses de antecedência "para garantir que o festival seja brilhante", disse Ronnie Costa.


Fonte: Sueddeutsche Zeitung
https://www.sueddeutsche.de/bayern/brauchtum-spektakel-am-zuckerhut-karnevalsumzuege-im-sambodrom-in-rio-dpa.urn-newsml-dpa-com-20090101-240211-99-946351

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais de uma tonelada de cocaína escondida em carne

Por conta de impostos e contribuições para a previdência social, para cada euro ganho, os trabalhadores alemães ficam com apenas 47 centavos.

Jair Bolsonaro teria supostamente, de forma privada, vendido presentes oficiais do Estado