Aumento rápido de infecções por dengue no Brasil

O Brasil não é o único país que está sofrendo com a disseminação maciça da dengue: o governo peruano declarou estado de emergência na maior parte do país. O número de casos também está aumentando na Argentina.

    Atualmente, a dengue está se espalhando em um ritmo excepcionalmente alto no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, somente nos dois primeiros meses do ano, foram registradas 1.017.278 infecções confirmadas ou prováveis.
    Esse número é quase cinco vezes maior do que no mesmo período do ano passado. Além disso, as autoridades de saúde contabilizaram 214 mortes confirmadas e outras 687 ainda estão sendo investigadas. Seis estados e o distrito federal declararam emergência sanitária.

    É provável que as fortes chuvas e as altas temperaturas dos últimos meses tenham provocado o aumento acentuado. Sob essas condições, o mosquito da febre amarela (Aedes aegypti), que transmite o vírus da dengue, pode se desenvolver particularmente bem.

   Para conter a disseminação da doença, o Ministério da Saúde do Brasil declarou um "Dia D" para este sábado. Nesse dia, as pessoas de todo o país devem ajudar a combater os mosquitos, secando os locais de reprodução, como as bases de vasos de flores. Além disso, uma campanha de vacinação com uma nova vacina contra a dengue começou no Brasil em fevereiro.

    A dengue, também chamada de "doença do osso quebrado", devido à dor intensa associada a ela, está disseminada nas regiões tropicais e subtropicais. O curso da doença no entanto, é geralmente leve e nem todas as pessoas infectadas apresentam sintomas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais de uma tonelada de cocaína escondida em carne

Por conta de impostos e contribuições para a previdência social, para cada euro ganho, os trabalhadores alemães ficam com apenas 47 centavos.

Jair Bolsonaro teria supostamente, de forma privada, vendido presentes oficiais do Estado