Kremlin reage a novo ultimato de Trump – "Estamos cientes".

O presidente dos EUA, Donald Trump, reduziu drasticamente o prazo dado a Vladimir Putin para chegar a um acordo com a Ucrânia.

    Dez a doze dias”, foi esse o prazo que o presidente dos EUA, Donald Trump, quis dar a Moscou na segunda-feira para implementar um cessar-fogo com a Ucrânia. A Rússia, no entanto, demonstrou não se abalar com essa ameaça.
    Tomamos conhecimento da declaração do presidente Trump ontem. A operação especial continua”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitrij Peskow, utilizando o eufemismo adotado pelo governo russo para se referir ao ataque de Moscou contra a Ucrânia. A Rússia continuará engajada no processo de paz, “para resolver o conflito na Ucrânia e proteger nossos interesses”, acrescentou.

    Quanto à melhoria das relações com os EUA, “há, no entanto, uma desaceleração”, afirmou Peskow ao ser questionado sobre as relações russo-americanas. “Gostaríamos de ver mais dinamismo. Para haver progresso, são necessários impulsos de ambos os lados.”

    A reação fria de Peskow contrasta com uma publicação do ex-presidente Dmitrij Medvedev. Trump deveria ter em mente que todo ultimato é um passo no caminho para a guerra, escreveu Medvedev na segunda-feira na plataforma X. “Não entre a Rússia e a Ucrânia, mas com o próprio país dele”, ameaçou Medvedev.

    Trump anunciou na segunda-feira que iria reduzir drasticamente o prazo de 50 dias que havia estabelecido há cerca de duas semanas para uma solução de paz na Ucrânia. “Não há motivo para esperar. Simplesmente não há nenhum progresso”, declarou Trump.
    O presidente dos EUA havia afirmado em 14 de julho que, se em 50 dias não houvesse um “acordo” de paz para a Ucrânia, os EUA imporiam “tarifas de cerca de 100%”.
    Segundo ele, essas seriam sanções secundárias voltadas a países como China, Índia e Brasil, que continuam comprando petróleo e gás barato da Rússia.



Fonte: Der Spiegelhttps://www.spiegel.de/ausland/russland-ukraine-krieg-kreml-hat-ultimatum-von-donald-trump-zur-kenntnis-genommen-a-203ef557-6981-43e9-ac48-f701ee56c50d

Comentários