Um pedaço do Brasil que é praticamente desconhecido

O Tocantins é o estado mais jovem do Brasil, e um território turístico inexplorado. Se você estiver viajando para o lá, dificilmente encontrará outras pessoas. Uma dica para aventureiros que gostam de cachoeiras, montanhas, cânions e paisagens intocadas do cerrado.
Matéria de Ulrike Wiebrecht

    Quadrada, prática e desconhecida: Essa é a melhor maneira de descrever a cidade de Palmas. Ruas intermináveis e retas, um arranha-céu aqui e ali, e o rio Tocantins à distância. Tudo muito bem planejado. Palmas não pode competir com o charme de cidades históricas como o Rio. Mas como poderia? Quando o estado do Tocantins se separou do estado de Goiás em 1988, a capital foi criada do nada, por assim dizer. Desde então, ela cresceu para 300.000 habitantes.

    É preciso procurar os turistas com uma lupa. O Tocantins é pouco mencionado nos guias de viagem, apesar de ser maior do que a Grã-Bretanha. Por isso, é considerado uma dica privilegiada entre os estados federais do Brasil. Vale a pena visitar, pela natureza! Se há algo em abundância, é a exuberante flora e fauna entre a floresta amazônica e a savana tropical, que é considerada a mais biodiversa do mundo.
    É verdade que no Tocantins, assim como em todo o Brasil, a floresta tropical foi e continua sendo desmatada, principalmente para obter terras para o cultivo de soja. As plantações de abacaxi e as pastagens de gado também são muito visíveis. No entanto, o desmatamento aqui caiu cerca de 8% em 2019 em comparação com o ano anterior, de acordo com a agência espacial brasileira INPE após analisar imagens de satélite. Em outros estados federais, no entanto, o desmatamento aumentou em mais de 40% em alguns casos.

    E vários parques naturais ou nacionais foram criados. Lagos e montanhas, a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, e o Rio Jalapão estão todos esperando para serem descobertos em uma área maior do que a antiga Alemanha Ocidental. E o Jalapão, um parque estadual remoto e inacessível no leste do Tocantins é umaa verdadeira dica privilegiada.

    Por ser o habitat de antas, tamanduás e lobos-guará, sobre os quais circulam tucanos, papagaios e águias, oferece um enorme potencial para um turismo ecológico e de aventura. Até mesmo os turistas brasileiros estão descobrindo o Jalapão aos poucos. E só porque uma novela despertou seu desejo de viajar. "O Outro Lado do Paraíso" foi filmada aqui em 2017. Desde então, muitos sonham em seguir os passos da protagonista Clara, que saiu vitoriosa de todo tipo de intriga.

Como chegar lá:
O aeroporto de Palmas é servido apenas por voos domésticos, por exemplo, pelas companhias aéreas Azul ou Gol.
Ida e volta:
Devido às difíceis condições das estradas, quem não conhece a região não deve viajar para o Jalapão por conta própria. É melhor reservar uma excursão para pequenos grupos com uma operadora de turismo especializada, como a Ruppert Brasil, Globotur, Aventura ou Gateway Brasil. Deve-se planejar de quatro a sete dias para uma visita.
Melhor época para visitar:
Os meses de maio a setembro são recomendados, pois não há ameaça de chuvas fortes, embora seja muito quente o ano todo.
Informações: visitbrasil.com



Fonte: Die Welt
https://www.welt.de/reise/Fern/article244431736/Brasilien-Diese-Region-ist-noch-nahezu-unbekannt.html?icid=search.product.onsitesearch

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais de uma tonelada de cocaína escondida em carne

Por conta de impostos e contribuições para a previdência social, para cada euro ganho, os trabalhadores alemães ficam com apenas 47 centavos.

Jair Bolsonaro teria supostamente, de forma privada, vendido presentes oficiais do Estado