Um pedaço do Brasil que é praticamente desconhecido
O Tocantins é o estado mais jovem do Brasil, e um território turístico inexplorado. Se você estiver viajando para o lá, dificilmente encontrará outras pessoas. Uma dica para aventureiros que gostam de cachoeiras, montanhas, cânions e paisagens intocadas do cerrado.
Matéria de Ulrike Wiebrecht
Quadrada, prática e desconhecida: Essa é a melhor maneira de descrever a cidade de Palmas. Ruas intermináveis e retas, um arranha-céu aqui e ali, e o rio Tocantins à distância. Tudo muito bem planejado. Palmas não pode competir com o charme de cidades históricas como o Rio. Mas como poderia? Quando o estado do Tocantins se separou do estado de Goiás em 1988, a capital foi criada do nada, por assim dizer. Desde então, ela cresceu para 300.000 habitantes.
É preciso procurar os turistas com uma lupa. O Tocantins é pouco mencionado nos guias de viagem, apesar de ser maior do que a Grã-Bretanha. Por isso, é considerado uma dica privilegiada entre os estados federais do Brasil. Vale a pena visitar, pela natureza! Se há algo em abundância, é a exuberante flora e fauna entre a floresta amazônica e a savana tropical, que é considerada a mais biodiversa do mundo.
É verdade que no Tocantins, assim como em todo o Brasil, a floresta tropical foi e continua sendo desmatada, principalmente para obter terras para o cultivo de soja. As plantações de abacaxi e as pastagens de gado também são muito visíveis. No entanto, o desmatamento aqui caiu cerca de 8% em 2019 em comparação com o ano anterior, de acordo com a agência espacial brasileira INPE após analisar imagens de satélite. Em outros estados federais, no entanto, o desmatamento aumentou em mais de 40% em alguns casos.
E vários parques naturais ou nacionais foram criados. Lagos e montanhas, a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, e o Rio Jalapão estão todos esperando para serem descobertos em uma área maior do que a antiga Alemanha Ocidental. E o Jalapão, um parque estadual remoto e inacessível no leste do Tocantins é umaa verdadeira dica privilegiada.
O aeroporto de Palmas é servido apenas por voos domésticos, por exemplo, pelas companhias aéreas Azul ou Gol.
Fonte: Die Welt
https://www.welt.de/reise/Fern/article244431736/Brasilien-Diese-Region-ist-noch-nahezu-unbekannt.html?icid=search.product.onsitesearch
Comentários
Postar um comentário