Pelo menos 66 mortos em enchentes no Brasil

Grande parte do sul do Brasil está debaixo d'água. Pela segunda vez em menos de um ano, a região está sofrendo inundações. A extensão é histórica.

    O número de mortos em decorrência de enchentes após dias de chuva no Brasil subiu para pelo menos 66. Outras seis mortes estão sendo investigadas e 101 pessoas estão desaparecidas, anunciou a defesa civil do estado do Rio Grande do Sul no domingo.

    De acordo com o relatório, mais de 400.000 conexões estavam sem eletricidade e cerca de 840.000 pessoas estavam sem água, dezenas de comunidades estavam sem internet e conexões telefônicas e 113 trechos de estradas estavam bloqueados. Mais de 80.000 pessoas tiveram que deixar suas casas e outras 15.000 tiveram que ser acomodadas em abrigos de emergência. 332 municípios foram afetados pelas enchentes desde o início da semana passada. O centro da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, também foi inundado.
    O governador do estado na fronteira com a Argentina e o Uruguai, Eduardo Leite, falou de um desastre sem precedentes. O número de vítimas pode aumentar “exponencialmente”, apesar da diminuição gradual das chuvas, já que algumas áreas ainda não foram atingidas. Uma espécie de Plano Marshall seria necessária para reconstruir o Rio Grande do Sul, disse ele, em alusão ao programa de ajuda econômica dos EUA para a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial.

    O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, viajou para a área afetada pela segunda vez no domingo. Ele falou sobre uma das maiores enchentes da história do país sul-americano. De acordo com o governo, cerca de 1.600 pessoas e 32 helicópteros estavam em operações permanentes de resgate. A força aérea resgatou mais de 200 pessoas até o momento.
    A defesa civil alertou no domingo sobre o perigo de novas enchentes e deslizamentos de terra.
    Partes da região afetada já haviam sofrido tempestades e inundações em setembro passado, resultando em pelo menos 42 mortes.



Fonte: Berliner Zeitung
https://www.berliner-zeitung.de/news/mindestens-66-tote-bei-uberschwemmungen-in-brasilien-li.2212352

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais de uma tonelada de cocaína escondida em carne

Por conta de impostos e contribuições para a previdência social, para cada euro ganho, os trabalhadores alemães ficam com apenas 47 centavos.

Jair Bolsonaro teria supostamente, de forma privada, vendido presentes oficiais do Estado