Lula acusa Israel de "genocídio" e faz comparação com Hitler

Luiz Inácio Lula da Silva fala de uma guerra entre um exército fortemente armado e mulheres e crianças. A violência contra os palestinos o faz lembrar do Holocausto.

    O chefe de Estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, acusou Israel de cometer "genocídio" contra os palestinos na Faixa de Gaza e comparou as ações israelenses ao extermínio dos judeus pelo regime nazista. "O que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, é um genocídio", disse Lula a jornalistas na capital da Etiópia, Adis Abeba, no domingo, onde participou de uma reunião de cúpula da União Africana.
"Esta não é uma guerra de soldados contra soldados", disse o chefe de estado brasileiro, de esquerda, sobre a luta do exército israelense contra a organização islâmica radical palestina Hamas. "Esta é uma guerra entre um exército fortemente armado e mulheres e crianças."
    Lula acrescentou: "O que está acontecendo com o povo palestino na Faixa de Gaza nunca aconteceu antes na história. Sim, já aconteceu: Quando Hitler decidiu matar os judeus".

A Palestina deve ser reconhecida como um Estado totalmente soberano

    Lula pediu uma solução para o conflito no Oriente Médio com base em uma solução de dois Estados. Os palestinos devem ser "definitivamente reconhecidos como um Estado totalmente soberano". O Presidente do Brasil criticou Israel várias, desde o início da guerra, mas nunca com tanta veemência como em Adis Abeba. Durante o Holocausto, seis milhões de judeus foram assassinados na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
Ele também criticou a decisão de vários países ocidentais de suspender a ajuda financeira à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), cujos, de acordo com fontes israelenses, funcionários (12) estariam envolvidos nos ataque do Hamas à Israel em 7 de outubro de 2023,  De acordo com Lula, o Brasil quer aumentar seus pagamentos à organização humanitária da ONU para compensar. "Temos que parar de ser pequenos quando deveríamos ser grandes", disse ele.


Fonte: Berliner Zeitung
https://www.berliner-zeitung.de/news/brasiliens-staatschef-lula-wirft-israel-genozid-vor-und-zieht-vergleich-mit-hitler-li.2188457

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais de uma tonelada de cocaína escondida em carne

Por conta de impostos e contribuições para a previdência social, para cada euro ganho, os trabalhadores alemães ficam com apenas 47 centavos.

Jair Bolsonaro teria supostamente, de forma privada, vendido presentes oficiais do Estado